Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Você range e aperta os dentes enquanto dorme?

Saiba o que este hábito pode lhe causar...

Imagine-se acordando logo cedo para dar início a mais um dia de trabalho...mente e corpo devem estar descansados, revigorados e cheios de energia para dispensar em mais um dia de muitas atividades. Mas infelizmente nem todos iniciam o dia com um despertar prazeroso e descansado.
Atualmente é cada vez mais comum encontrarmos pessoas com queixas de grande desconforto na face, nos dentes, dores de cabeça e cansaço assim que acordam. Estas dores podem estar relacionadas ao hábito de ranger os dentes ou apertá-los durante o sono. Isto faz com que toda a musculatura responsável pela mordedura não consiga relaxar e fique constantemente ativada, contraída e sofra tensões contínuas durante a noite toda. Este hábito é extremamente prejudicial à saúde, pois, além dos problemas já mencionados anteriormente, pode ocasionar desgastes e quebras de dentes e posteriormente sérios problemas na Articulação Temporomandibular (articulação localizada na face à frente das orelhas que possibilita a abertura de boca).
Existem alguns sinais e sintomas que podem ajudá-lo a identificar se durante o sono ocorre o apertamento ou o ranger dos dentes:
- sensação de pressão nos dentes ou dolorosos ao acordar;
- tensão na face;
- dor de cabeça matinal;
- dor abaixo dos olhos;
- peso nos ombros, dor no pescoço;
- dor ou zumbido n o ouvido;
- desgastes e possíveis quebras de dentes;
Havendo qualquer um destes sintomas, aconselha-se procurar pelo dentista para avaliação oclusal ( posição dos dentes, desgastes, quebras) que possivelmente fará a indicação de uso de placa miorrelaxante durante o sono impedindo que os dentes entrem em contato e promovam o apertamento e ranger dos dentes durante à noite.
Além do cuidado ósseo e oclusal ( dentes e posicionamento) é fundamental que a musculatura facial seja devidamente avaliada e trabalhada proporcionando seu relaxamento e posicionamento adequado evitando assim que as tensões sejam refletidas na face durante o período de sono. O profissional habilitado para compor este tratamento muscular e funcional é o Fonoaudiólogo que deve ser iniciado assim que fez a colocação da placa miorelaxante.
Aliada ao uso da placa miorelaxante a terapia fonoaudiológica vem restabelecer o bem estar muscular, mantendo a musculatura da face em equilíbrio e com funcionamento adequado.
Apertou ou rangeu os dentes dormindo?
Procure seu dentista e seu fonoaudiólogo eles irão lhe ajudar a dormir melhor!!!!!

Nenhum comentário: