Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


Afasia

O que é Afasia?


Afasia pode ser definida como um sintoma neurológico decorrente principalmente de um Acidente Vascular Cerebral – AVC ou Derrame) ou de outras causas como infecções e problemas degenerativos.


Quais as consequências de uma Afasia?

As principais conseqüências da Afasia são as dificuldades apresentadas quanto as habilidades da comunicação falada e escrita.

O que pode acontecer com a fala do indivíduo com Afasia?


O paciente afásico pode apresentar dificuldades ou quase perda total na sua capacidade de falar e escrever ( linguagem expressiva) e até de se comunicar por sinais e ler ( devido a falta de compreensão relacionado a linguagem receptiva).

Quais os tipos de Afasia?

Afasia de Brocá – caracteriza-se pela grande dificuldade que o indivíduo tem de produzir a fala (falar), porém, sua compreensão da linguagem está preservada. Ele consegue entender tudo o que lhe é dito, mas não consegue se expressar com a fala.


O afásico de Brocá, tem maior possibilidade de ficar deprimido pois, é consciente das suas limitações.





Também é comum apresentarem uma fraqueza e incoordenação dos movimentos nos membros superiores do lado direito, isto se deve a localização da lesão ( área de Brocá – córtex motor associado no lobo frontal do lado esquerdo)


   

Tratamento para a Afasia de Brocá



A fonoterapia é fundamental para a recuperação do paciente afásico. Através dela o paciente será estimulado quanto à sua fala e comunicação por meio de exercícios musculares, visuais, auditivos e motores ( desenhos, letras, riscos, pintuta...)


O prognóstico para a recuperação da linguagem é bom, mas vai depender da extensão , localização da lesão e saúde geral do paciente. O tempo de tratamento é longo em média 10 meses de fonoterapia.



Aguarde em breve o artigo sobre Afasia de Wernicke.









quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fonoaudiologia - Na busca pelo conhecimento integral da saúde.




A atuação do Fonoaudiólogo é bastante abrangente na área da saúde. É possível encontrar fonoaudiólogos atuando em diversas patologias e compondo equipes de profissionais em diferentes áreas.


A atuação interdisciplinar é cada vez mais freqüente e ampla, tornando o atendimento ao paciente mais eficiente. Desta forma, é observado o aumento pelo interesse de profissionais buscarem aquém às suas áreas de atuação outros conhecimentos que possam favorecer a conquista de resultados satisfatórios em tratamentos.


Esta busca por novos conhecimentos tem feito parte do dia-a-dia da Fonoaudiologia. Hoje, o Fonoaudiólogo precisa estar atento às novidades da sua área, mas também estar em constante busca pelas novidades e descobertas de áreas que tenham relação com a Fonoaudiologia.


É possível citar alguns exemplos destes conhecimentos externos à Fonoaudiologia, mas que podem fazer muita diferença na atuação do profissional com seu paciente:


Fonoaudiologia Estética X Dermatologia X Cirurgia Plástica X Estética


- Tipos de pele;


- Higienização da pele;


- Produtos dermatológicos para face e principais composições;


- Uso de botox;


- Tipos de cirurgias plásticas e resultados;


- Preenchimentos;


- Massoterapia e técnicas;


Fonoaudiologia X Ortodontia X Odontopediatria X Cirurgia Ortognática


- Aparelhos ortodônticos;


- Aparelhos para Ronco e Apnéia;


- Técnicas expansoras;


- Desenvolvimento, crescimento e posicionamento mandibular;


- Higiene bucal e halitose;


- Tipos de cirurgias ortognáticas;


Fonoaudiologia X Fisioterapia


- Postura corporal;


- Alimenhamento cervical;


- Técnicas de relaxamento corporal;


- Crioterapia e termoterapia;


Diante deste fato, é possível afirmar que o Fonoaudiólogo é um profissional de extrema capacidade de integração com outras áreas, estando sempre apto a absorver novos conhecimentos e transformá-los em novas possibilidades de tratamentos.


O Fonoaudiólogo é um profissional em constante transformação!


Confie nele sempre!!