Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


Afasia

O que é Afasia?


Afasia pode ser definida como um sintoma neurológico decorrente principalmente de um Acidente Vascular Cerebral – AVC ou Derrame) ou de outras causas como infecções e problemas degenerativos.


Quais as consequências de uma Afasia?

As principais conseqüências da Afasia são as dificuldades apresentadas quanto as habilidades da comunicação falada e escrita.

O que pode acontecer com a fala do indivíduo com Afasia?


O paciente afásico pode apresentar dificuldades ou quase perda total na sua capacidade de falar e escrever ( linguagem expressiva) e até de se comunicar por sinais e ler ( devido a falta de compreensão relacionado a linguagem receptiva).

Quais os tipos de Afasia?

Afasia de Brocá – caracteriza-se pela grande dificuldade que o indivíduo tem de produzir a fala (falar), porém, sua compreensão da linguagem está preservada. Ele consegue entender tudo o que lhe é dito, mas não consegue se expressar com a fala.


O afásico de Brocá, tem maior possibilidade de ficar deprimido pois, é consciente das suas limitações.





Também é comum apresentarem uma fraqueza e incoordenação dos movimentos nos membros superiores do lado direito, isto se deve a localização da lesão ( área de Brocá – córtex motor associado no lobo frontal do lado esquerdo)


   

Tratamento para a Afasia de Brocá



A fonoterapia é fundamental para a recuperação do paciente afásico. Através dela o paciente será estimulado quanto à sua fala e comunicação por meio de exercícios musculares, visuais, auditivos e motores ( desenhos, letras, riscos, pintuta...)


O prognóstico para a recuperação da linguagem é bom, mas vai depender da extensão , localização da lesão e saúde geral do paciente. O tempo de tratamento é longo em média 10 meses de fonoterapia.



Aguarde em breve o artigo sobre Afasia de Wernicke.









Um comentário:

Unknown disse...

Ei Paula,

Estou acompanhando seus artigos!
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e fortalecer a nossa profissão.
Um grande abraço,