Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Uh, que dor de cabeça maldita!



Sabe aquela dor de cabeça que teima em não parar...e aquela dor no fundo dos olhos, tornando o olhar cansado, pesado...e as pontadas dentro do ouvido, sem contar o cansaço exagerado sobre os ombros, parece até que está carregando o mundo nas costas?!



Pois é...é bem provável que o mundo esteja nas suas costas, muito trabalho, correria, preocupações e com isto vem as tensões musculares, principalmente na face.



Você sabia que na face temos cerca de 42 músculos os quais possuem cada um, uma função específica nos ajudando a comer, engolir, sorrir, chorar, falar e muitas outras coisas?



No rosto temos alguns músculos pequenos e extremamente fortes capazes de fazer estragos quando ficamos tensos, preocupados, estressados e ansiosos.



Quem já acordou logo cedo e sentiu as bochechas mastigadas, e às vezes até feridas? E quem já ouviu uma pessoa dormindo e rangendo os dentes um contra os outros com tanta força que o barulho até parece um “ronco”?



É comum as pessoas jogarem as tensões do dia-a-dia na musculatura da face e passar o dia ou a noite sem perceber que estão mordendo os dentes. Esta pressão que ocorre através da mordida constante, vai aos poucos tensionando vários músculos importantes como o Temporal e o músculo Masseter, que são grandes músculos da mastigação. O Temporal fica localizado na região lateral da cabeça e o Masseter bem no meio das bochechas.

Figura extraída do site: http://albuquerqueelima.webnode.com/

Sabe quando mordemos os dentes com força e sentimos a musculatura na lateral da testa se mexer? Este é o “grande Músculo Temporal”. E quando ao morder sentimos dois carocinhos no meio das bochechas, este é o Masseter!!



Existem pessoas que sofrem com dores de cabeça e enxaquecas terríveis durante vários anos. Já passaram por vários médicos realizando diversos exames, usaram vários medicamentos , mas a maldita dor de cabeça continua lá, incomodando, doendo, tornando a vida da pessoa cada vez mais limitada.



É claro que o diagnóstico da dor de cabeça é difícil, pois vários são os motivos que podem resultar em uma dor forte na cabeça, mas quando a causa já foi pesquisada por diversos médicos e nada foi diagnosticado, ainda há uma possibilidade para encontrar este diagnóstico: TENSÃO DA MUSCULATURA FACIAL E / OU PROBLEMAS OCLUSAIS ( MORDIDA ERRADA).



Diante deste fato, é importante procurar por um Fonoaudiólogo para que a musculatura seja avaliada, as tensões corrigidas e amenizadas e também procurar por um Dentista para que a arcada dentária seja avaliada e havendo problemas oclusais, que estes, possam ser resolvidos através de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos.



Com a mordida bem posicionada e a musculatura relaxada e alongada as chances de vir a ter AQUELA ENXAQUECA é bem pequenininha...para que sofrer? Procure pelo profissional adequado trate o problema pela raiz e abandone o uso exagerado de analgésicos.


Viver sem dor é possível!!!

Nenhum comentário: