Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A qualidade de seu sono se mede pela altura do ronco do seu companheiro?

Geralmente roncar não causa problemas à qualidade do sono do roncador, mas coitado de quem dorme ao seu lado!!!!!
O ronco é um ruído que perturba o sono de muitas pessoas que compartilham da mesma cama ou dormem próximas à alguém que ronca durante à noite.
O ato de roncar geralmente está relacionado à processos de flacidez da musculatura que envolve língua, plato mole, úvula ( campainha ao fundo da boca) e região da laringe.
Estas estruturas quando perdem tônus muscular e ficam "amolecidas",  entram em vibração com a passagem do ar durante a respiração e provocam o incômodo ruído do ronco. Alguns roncos podem atingir até 65 dB ( o avião chega à 85 dB de ruído). Imagine só este barulho durante uma noite que deveria ser silenciosa...
Para resolver este problema, hoje é possível através da fonoterapia fortelecer as estruturas envolvidas e que podem produzir o ronco noturno.
Os exercícios são simples, e realizados de forma que a musculatura de língua, palato mole, úvula e laringe obtenham fortalecimento e adequada movimentação, evitando assim a vibração extrema durante a passagem da corrente de ar produzindo do ronco.
Para dar início ao tratamento inicialmente deve ser realizado o exame de Polissonografia, onde será diagnosticado a gravidade do ronco e se existe associação do ronco com uma apnéia ( parada respiratória ). Já com o diagnóstico definido, o paciente pode ser encaminhado ao Fonoaudiólogo para dar início ao tratamento muscular.
Os resultados são muito bons quando o ronco ainda é primário, e não está associado a apnéia do sono.
Se suas noites estão sendo prejudicados pelo ronco excessivo de seu companheiro, não perca tempo de sono e busque tratamento.
A boa qualidade de seu sono é fundamental para uma vida ainda melhor!

Nenhum comentário: