Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Você ronca????

Saiba o que a Fonoaudiologia pode fazer por você!



O Ronco é o ruído ocasionado através da passagem de ar pela região da laringe gerando uma vibração da língua, úvula ( campainha ao fundo da garganta) e palato mole que encontram-se flácidos devido a diminuição do tônus muscular.


Apnéia do Sono ocorre com a obstrução da passagem de ar na região da garganta, motivado pelo excesso de flacidez no local, causando uma parada respiratória com duração superior a 10 segundos. Durante uma noite de sono, há uma interrupção da respiração várias vezes ao longo do sono. Estando a língua, palato mole e úvula flácidos, estas estruturas bloqueiam a passagem de ar impedindo o indivíduo de respirar normalmente. Por este motivo o sono fica intercortado, ou seja, o indivíduo não consegue dormir profundamente e acorda várias vezes ao longo da noite para voltar a respirar, configurando os “microdespertares”

Principais causas associadas ao Ronco

- flacidez muscular de língua, palato mole e úvula;

- hábitos alimentares inadequados;

- excesso de peso;

- cansaço;

- ingestão de álcool;

- crescimentos anormal de amígdalas e adenóides;

Tipos de Tratamentos para o Ronco Leve à Moderado

- Fonoterapia

- Uso de aparelho intra-oral

Fonoterapia para o Ronco

O tratamento da Fonoaudiologia para o Ronco é simples e com resultados rápidos para a melhora do ronco leve à moderado.

Após efetuar uma avaliação da função muscular de toda a face ( lábios, língua, bochechas, palato mole, úvula, pescoço), assim como funcionamento desta musculatura na mastigação, deglutição, sucção respiração e fala, o fonoaudiólogo deverá preparar uma série de exercícios que possam promover o fortalecimento e posicionamento adequado da musculatura que encontra-se flácida e enfraquecida.

É importante dizer que o tratamento da Fonoaudiologia não traz resultados esperados se o paciente não for cooperador com algumas mudanças de hábitos necessárias ao caso, como perda de peso, alimentação equilibrada e com horários definidos, diminuição na ingestão de álcool e manutenção dos exercícios musculares. A participação do paciente neste processo é fundamental para a melhora do Ronco ou até sua extinção.

Consulte um Fonoaudiólogo e tire suas dúvidas!

Paula Brito
Fonoaudióloga













Nenhum comentário: