Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

sábado, 27 de novembro de 2010

Você já colocou seu aparelho ortodôntico?


Está estranho, né?!!!


Parece que os lábios não vão mais fechar?


E a língua? Dá a impressão que não tem onde colocá-la na boca! Falta espaço!!


E para comer? Você está mordendo os lábios, as bochechas ou a língua?


Sobra muito alimento lá em cima... entre os dentes? A boca fica toda suja depois que come?


Seus lábios estão rachados e ressecados?


Pois bem, depois que a gente coloca um aparelho nos dentes, parece que a boca já não é mais da gente...fica tudo estranho, difícil, dolorido.



Mas calma, isto é apenas uma fase...já já passa!


http://cdn.edgonline.s3.amazonaws.com/mulher7por7/files/2010/08/stress1.jpg



Você sabia que muitos fatores podem contribuir para que seus dentes fiquem mau posicionados na boca, uns para frente, outros para trás, encavalados, cruzados...

Quer saber quais são estes fatores?

- uso de chupeta e mamadeira por tempo prolongado;


- chupar dedo;


- hábitos de morder objetos, roer unhas;


- mastigar usando apenas um lado da boca;


- tomar água enquanto mastiga os alimentos;


- hereditariedade;


- respirar pela boca freqüentemente;


- e outros fatores...


Seu ortodontista irá ajudá-lo a posicionar sua oclusão através dos aparelhos ortodônticos , mas cabe ao Fonoaudiólogo complementar este tratamento atuando na melhoria do posicionamento e funcionamento da musculatura responsável pela língua, lábios, bochechas. Assim sua mastigação, deglutição e sucção dos alimentos ficará cada vez melhor e mais fácil!


É importante que saiba que a língua mau posicionada é uma das principais causas de alterações no posicionamento da arcada dentária. Exercícios são fundamentais para posicioná-la melhor na boca.


Estes exercícios são feitos pelo Fonoaudiólogo que irá ajudá-lo a fortalecer e posicionar a musculatura das bochechas, lábios e língua. E o mais interessante é que são exercícios fáceis, e com manutenção diária, dão ótimos resultados, podendo diminuir o tempo de uso do aparelho ortodôntico.


Fale com seu Ortodontista assim que colocar o aparelho, e peça uma indicação para complementar o tratamento com um Fonoaudiólogo.


Orientações Fonoaudiológicas para complementar o
 tratamento ortodôntico:
1- Não respirar pela boca, manter os lábios fechados e respirar pelo nariz;


2- A língua deve ficar encostada no céu da boca. Não pode tocar os dentes;


3- Não deve haver marcas de dentes na língua;


4- Ao engolir, a língua não deve aparecer entre os dentes;


5- A mastigação precisa ocorrer do lado direito e esquerdo alternadamente;


6- Use sempre canudos para ingerir líquidos e sugue com as bochechas;


Pratique estas orientações...sua musculatura agradece!







quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Figura extraída: drcyrocatanoce.blogspot.com


Por que tenho tanta dor na ATM ( articulação Têmporo-Mandibular)?

No rosto temos uma articulação muito importante que se localiza bem próxima aos ouvidos, chamada ATM ou Articulação Têmporo-Mandibular. Este nome é devido sua localização, onde está alojada entre o osso Temporal (parte lateral do crânio) e a mandíbula ( osso móvel na parte inferior da face).

O que pode causar tanta dor nesta região em algumas pessoas?
- mastigação unilateral;
- mascar chicletes;
- roer unhas, canetas, lápis;
- mordiscar os labios;
- ranger os dentes ou apertá-los fortemente enquanto dorme;
- apoiar as mãos no queixo e outros.

Muitas vezes, as dores de cabeça frequentes localizadas na região lateral da cabeça, fundo dos olhos e na parte frontal da testa, além de zumbido e sensação de ouvido tapado, podem estar diretamente relacionadas com desajustes na ATM.

Existem pessoas que sofrem durante anos com estes tipos de desconfortos e são medicadas com antiinflamatorios, antidepressivos e analgésicos, quando na verdade poderiam ter grande parte destes problemas resolvidos pela ação de um bom  dentista e um fonoaudiólogo.

O dentista usaria como recurso, placas miorrelaxantes nos dentes para evitar pressão indevida sobre as arcadas dentárias e ajustes oclusais, melhorando a oclusão, afim de se evitar toques e contatos dentários que favoreçam o apertamento dos dentes.

O fonoaudiólogo, através de exercícios simples, ajudaria a alongar e relaxar a musculatura facial, além de promover uma adequação no trabalho de mastigar, engolir, sugar e falar, possibilitando  que a musculatura facial exerça seus trabalhos funcionais sem apresentar tensões e contrações desnecessárias.

Desta forma, a Atm ficaria mais protegida contra as tensões e preocupações do dia-a-dia que são descarregadass sobre ela causando tantos desconfortos e perda da qualidade de vida.




quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A qualidade de seu sono se mede pela altura do ronco do seu companheiro?

Geralmente roncar não causa problemas à qualidade do sono do roncador, mas coitado de quem dorme ao seu lado!!!!!
O ronco é um ruído que perturba o sono de muitas pessoas que compartilham da mesma cama ou dormem próximas à alguém que ronca durante à noite.
O ato de roncar geralmente está relacionado à processos de flacidez da musculatura que envolve língua, plato mole, úvula ( campainha ao fundo da boca) e região da laringe.
Estas estruturas quando perdem tônus muscular e ficam "amolecidas",  entram em vibração com a passagem do ar durante a respiração e provocam o incômodo ruído do ronco. Alguns roncos podem atingir até 65 dB ( o avião chega à 85 dB de ruído). Imagine só este barulho durante uma noite que deveria ser silenciosa...
Para resolver este problema, hoje é possível através da fonoterapia fortelecer as estruturas envolvidas e que podem produzir o ronco noturno.
Os exercícios são simples, e realizados de forma que a musculatura de língua, palato mole, úvula e laringe obtenham fortalecimento e adequada movimentação, evitando assim a vibração extrema durante a passagem da corrente de ar produzindo do ronco.
Para dar início ao tratamento inicialmente deve ser realizado o exame de Polissonografia, onde será diagnosticado a gravidade do ronco e se existe associação do ronco com uma apnéia ( parada respiratória ). Já com o diagnóstico definido, o paciente pode ser encaminhado ao Fonoaudiólogo para dar início ao tratamento muscular.
Os resultados são muito bons quando o ronco ainda é primário, e não está associado a apnéia do sono.
Se suas noites estão sendo prejudicados pelo ronco excessivo de seu companheiro, não perca tempo de sono e busque tratamento.
A boa qualidade de seu sono é fundamental para uma vida ainda melhor!

domingo, 28 de março de 2010



Roncar não é legal!

Uma noite mal dormida,

Traz problemas e aflição,
A canseira vira cansaço,
E quem sofre é o coração.


Não dormir tem suas causas,
Uma delas é a respiração.
Falta ar durante o sono,
E o motivo é a posição.


Dormir de barriga pra cima não é bom
Faz a língua cair na garganta,
E o palato mole ficar molengão.
Ao respirar durante o sono
A língua grande e mole
Impede a respiração,


O ar entra na garganta
E a campainha treme feito louca
Fazendo um barulhão!
Zrzrzrz...


O ronco é a conseqüência
Pra tratar é só se exercitar
Colocar a língua pra trabalhar
E o palato mole para se movimentar.


Fortalecer, fortalecer...
Para o barulho do ronco desaparecer!!



segunda-feira, 22 de março de 2010

Uh, que dor de cabeça maldita!



Sabe aquela dor de cabeça que teima em não parar...e aquela dor no fundo dos olhos, tornando o olhar cansado, pesado...e as pontadas dentro do ouvido, sem contar o cansaço exagerado sobre os ombros, parece até que está carregando o mundo nas costas?!



Pois é...é bem provável que o mundo esteja nas suas costas, muito trabalho, correria, preocupações e com isto vem as tensões musculares, principalmente na face.



Você sabia que na face temos cerca de 42 músculos os quais possuem cada um, uma função específica nos ajudando a comer, engolir, sorrir, chorar, falar e muitas outras coisas?



No rosto temos alguns músculos pequenos e extremamente fortes capazes de fazer estragos quando ficamos tensos, preocupados, estressados e ansiosos.



Quem já acordou logo cedo e sentiu as bochechas mastigadas, e às vezes até feridas? E quem já ouviu uma pessoa dormindo e rangendo os dentes um contra os outros com tanta força que o barulho até parece um “ronco”?



É comum as pessoas jogarem as tensões do dia-a-dia na musculatura da face e passar o dia ou a noite sem perceber que estão mordendo os dentes. Esta pressão que ocorre através da mordida constante, vai aos poucos tensionando vários músculos importantes como o Temporal e o músculo Masseter, que são grandes músculos da mastigação. O Temporal fica localizado na região lateral da cabeça e o Masseter bem no meio das bochechas.

Figura extraída do site: http://albuquerqueelima.webnode.com/

Sabe quando mordemos os dentes com força e sentimos a musculatura na lateral da testa se mexer? Este é o “grande Músculo Temporal”. E quando ao morder sentimos dois carocinhos no meio das bochechas, este é o Masseter!!



Existem pessoas que sofrem com dores de cabeça e enxaquecas terríveis durante vários anos. Já passaram por vários médicos realizando diversos exames, usaram vários medicamentos , mas a maldita dor de cabeça continua lá, incomodando, doendo, tornando a vida da pessoa cada vez mais limitada.



É claro que o diagnóstico da dor de cabeça é difícil, pois vários são os motivos que podem resultar em uma dor forte na cabeça, mas quando a causa já foi pesquisada por diversos médicos e nada foi diagnosticado, ainda há uma possibilidade para encontrar este diagnóstico: TENSÃO DA MUSCULATURA FACIAL E / OU PROBLEMAS OCLUSAIS ( MORDIDA ERRADA).



Diante deste fato, é importante procurar por um Fonoaudiólogo para que a musculatura seja avaliada, as tensões corrigidas e amenizadas e também procurar por um Dentista para que a arcada dentária seja avaliada e havendo problemas oclusais, que estes, possam ser resolvidos através de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos.



Com a mordida bem posicionada e a musculatura relaxada e alongada as chances de vir a ter AQUELA ENXAQUECA é bem pequenininha...para que sofrer? Procure pelo profissional adequado trate o problema pela raiz e abandone o uso exagerado de analgésicos.


Viver sem dor é possível!!!
Afasia de Wernicke


Afasia de Wernicke – a fala do indivíduo neste tipo de Afasia geralmente é fluente e bem articulada, mas faz pouco sentido, isto porque a principal dificuldade está na compreensão da linguagem. O paciente fala coisas que nada tem haver com o contexto da comunicação por falta de compreensão.

Estes pacientes podem apresentar na fala Parafasias Literais, quando um fonema é substituído por outro como “sapato por tapato”. Também podem apresentar Parafasias Verbais, quando há a substituição semântica da palavra por outra, exemplo: ao invés de falar “colher, substituir por faca”.

Os neologismos também são verificados, onde há a criação de palavras possíveis na língua como “ micreiro = pessoa que gosta de computador”.

Normalmente eles não possuem a consciência do erro ao produzir a fala e isto torna o tratamento bastante difícil e longo.

A linguagem escrita costuma estar tão comprometida quanto a linguagem oral.

Não é observado problemas motores e fraqueza muscular.
















terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


Afasia

O que é Afasia?


Afasia pode ser definida como um sintoma neurológico decorrente principalmente de um Acidente Vascular Cerebral – AVC ou Derrame) ou de outras causas como infecções e problemas degenerativos.


Quais as consequências de uma Afasia?

As principais conseqüências da Afasia são as dificuldades apresentadas quanto as habilidades da comunicação falada e escrita.

O que pode acontecer com a fala do indivíduo com Afasia?


O paciente afásico pode apresentar dificuldades ou quase perda total na sua capacidade de falar e escrever ( linguagem expressiva) e até de se comunicar por sinais e ler ( devido a falta de compreensão relacionado a linguagem receptiva).

Quais os tipos de Afasia?

Afasia de Brocá – caracteriza-se pela grande dificuldade que o indivíduo tem de produzir a fala (falar), porém, sua compreensão da linguagem está preservada. Ele consegue entender tudo o que lhe é dito, mas não consegue se expressar com a fala.


O afásico de Brocá, tem maior possibilidade de ficar deprimido pois, é consciente das suas limitações.





Também é comum apresentarem uma fraqueza e incoordenação dos movimentos nos membros superiores do lado direito, isto se deve a localização da lesão ( área de Brocá – córtex motor associado no lobo frontal do lado esquerdo)


   

Tratamento para a Afasia de Brocá



A fonoterapia é fundamental para a recuperação do paciente afásico. Através dela o paciente será estimulado quanto à sua fala e comunicação por meio de exercícios musculares, visuais, auditivos e motores ( desenhos, letras, riscos, pintuta...)


O prognóstico para a recuperação da linguagem é bom, mas vai depender da extensão , localização da lesão e saúde geral do paciente. O tempo de tratamento é longo em média 10 meses de fonoterapia.



Aguarde em breve o artigo sobre Afasia de Wernicke.









quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fonoaudiologia - Na busca pelo conhecimento integral da saúde.




A atuação do Fonoaudiólogo é bastante abrangente na área da saúde. É possível encontrar fonoaudiólogos atuando em diversas patologias e compondo equipes de profissionais em diferentes áreas.


A atuação interdisciplinar é cada vez mais freqüente e ampla, tornando o atendimento ao paciente mais eficiente. Desta forma, é observado o aumento pelo interesse de profissionais buscarem aquém às suas áreas de atuação outros conhecimentos que possam favorecer a conquista de resultados satisfatórios em tratamentos.


Esta busca por novos conhecimentos tem feito parte do dia-a-dia da Fonoaudiologia. Hoje, o Fonoaudiólogo precisa estar atento às novidades da sua área, mas também estar em constante busca pelas novidades e descobertas de áreas que tenham relação com a Fonoaudiologia.


É possível citar alguns exemplos destes conhecimentos externos à Fonoaudiologia, mas que podem fazer muita diferença na atuação do profissional com seu paciente:


Fonoaudiologia Estética X Dermatologia X Cirurgia Plástica X Estética


- Tipos de pele;


- Higienização da pele;


- Produtos dermatológicos para face e principais composições;


- Uso de botox;


- Tipos de cirurgias plásticas e resultados;


- Preenchimentos;


- Massoterapia e técnicas;


Fonoaudiologia X Ortodontia X Odontopediatria X Cirurgia Ortognática


- Aparelhos ortodônticos;


- Aparelhos para Ronco e Apnéia;


- Técnicas expansoras;


- Desenvolvimento, crescimento e posicionamento mandibular;


- Higiene bucal e halitose;


- Tipos de cirurgias ortognáticas;


Fonoaudiologia X Fisioterapia


- Postura corporal;


- Alimenhamento cervical;


- Técnicas de relaxamento corporal;


- Crioterapia e termoterapia;


Diante deste fato, é possível afirmar que o Fonoaudiólogo é um profissional de extrema capacidade de integração com outras áreas, estando sempre apto a absorver novos conhecimentos e transformá-los em novas possibilidades de tratamentos.


O Fonoaudiólogo é um profissional em constante transformação!


Confie nele sempre!!