Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

domingo, 16 de setembro de 2007

Acordei com uma Paralisia Facial...e agora, o que fazer?“

Através da face revelamos ao mundo nossas emoções... nosso ser."
O que é a Paralisia Facial?
É a paralisia que ocorre com os nervos periféricos da face (nervo facial), responsável pelos movimentos dos músculos da face, pelo lacrimejamento dos olhos, pela proteção do sistema auditivo contra os sons fortes e também pela sensibilidade gustativa na parte anterior da língua.

Qual é a incidência da Paralisia Facial?
Pode ocorrer em qualquer idade com incidência maior em indivíduos entre 20 e 40 anos e do sexo masculino.

Quais as principais causas da Paralisia Facial?
A Paralisia Facial pode resultar de infecções virais ( herpes zoster), traumatismos, tumores, alterações congênitas (defeitos de nascimento) e até por diabetes.
Paralisia Facial, o que fazer?
Inicialmente, indica-se procurar um médico Otorrinolaringologista;
Passar por uma série de exames indicados, como: exames otoneurológicos, exames neurológicos, eletromiografias, testes de equilíbrio, medição do lacrimejamento, radiografias da face, tomografias computadorizadas, ressonância magnética entre outros.
Iniciar o mais rápido possível o tratamento para estimular a musculatura paralisada.
Fonoaudiologia atuando na Paralisia Facial.
Como um profissional de detém de conhecimentos de toda a musculatura facial e sua funcionalidade, o Fonoaudiólogo é um dos profissionais capacitados a trabalhar diretamente em casos de Paralisia Facial.
Como é o trabalho do Fonoaudiólogo na Paralisia Facial?
Inicia-se com uma Avaliação minuciosa do funcionamento da musculatura facial em relação à sensibilidade, aos movimentos e função dos músculos, como Mastigação, Deglutição, Sucção e Articulação das palavras.
Tratamento consiste em:
Trabalho de sensibilização da musculatura facial;
Exercícios com os músculos faciais;
Alongamento dos músculos faciais;
Massagens manuais estimulatórias e relaxantes;
Estimulação termoestimulatória, através do calor e/ou do frio;
Exercícios miofuncionais (Mastigação, Deglutição, Sucção e Articulação);
Qual é o tempo de recuperação da Paralisia Facial?
A recuperação da função muscular será determinada pelo grau de comprometimento, pela causa e tipo da lesão do nervo facial.A busca pelo tratamento Médico ou Fonoaudiológico da Paralisia Facial deve ser precoce, a fim de propiciar uma recuperação muscular favorável e rápida.
Fotos de pacientes com Paralisia Facial Periférica

Paciente com Paralisia Facial Periférica, fechando os olhos. Observa-se o desvio do ângulo da boca mesmo fechada e o nariz para o lado não comprometido.Figura retirada do livro: “Terapia de Regulação Orofacial” / Rodolfo Castilho Morales – São Paulo:Memnon, 1999 – página 89

Paciente com Paralisia Facial Periférica, fazendo abertura de boca, sendo observado o desvio do ângulo de boca e o nariz para o lado não comprometidoFigura retirada do livro: “Terapia de Regulação Orofacial” / Rodolfo Castilho Morales – São Paulo: Memnon, 1999 – página 88





Paciente com paralisia facial crônica, tentando assoviar.Figura retirada do livro: “Terapia de Regulação Orofacial” / Rodolfo Castilho Morales – São Paulo: Memnon, 1999 – página 89
Paula Brito

5 comentários:

DioZz disse...

se puder mande pro meu orkut .. "DioZz" sou o primeiro da lista eu acordei com isso a paralisia facial fui num medico ai ele me indicou um Neuro .. só q na net vi dizendo q era pra ir num otorrino .. fui no Neuro ele disse q era paralisia e q a minha foi muito fraca afinal nao fiquei com o rosto caido ..porém sem força pra sorrir enrrugar a testa e piscar do lado direito .. Oq vc me aconselha a fazer ? tem uns 4 a 5 dias isso .;. por favor nao me manda pro email ou me add no Msn ou manda pro orkut .. to "CALMO" porem nervoso tenho 21 anos ! =)
OBgggg darkangels182@msn.com

Unknown disse...

Eu Tambem acordei com uma paralisia no dia do meu aniversario de 16 anos hoje tenho 20 e to ainda me recuoerando não mvimento totalmente eu evito riri prq minha boca ficou torta tambem queria uma solução afinal ja são 4 anos dessse jeito :Daiane

DioZz disse...

daiane Tudo BOm, Olha eu Que comentei ai em cima a 1 ano atrás . porém Eu fiquei com paralisia 1 mês Só Gloria a Deus !! por isso o Senhor Jesus é fiel ele me curou ! Olha .,.. Eu ficava passando gelo em cima , coçando suavemente estimulando a pele a se movimentar , tenta ir num neuro , ou fazer fisioterapia , Se tu acredita ou não é com vc mais , faz oq eu mandar agora ai e me responde depois,,, Faça essa oração Levante as mãos para cima agora( SENHOR JESUS Eu quero receber a tua Cura , Se manifesta para mim , Pois queru ser tocada pelo teu espirito , Senhor Jesus me deixo a sua disposição e oq nao aconteceu em 4 anos , permito que vc opere em 3 meses pois terás livre acesso ao meu corpo e espirito para trabalhar em minha vida ... Assim te peço ÒH Deus de Isrrael em nome de Jesus ... Amen ) E Eu Diogenes PRofetizo Cura Se Você acreditar agora em nome de Jesus !! Se vc CrÊ Verás a gloria de Deus Ora isso ai e depois entra em contato

william disse...

william.
meu caso foi igualzinho ao do Diozz aconteceu a mesma coisa do mesmo jeito,e agora nao sei quem procurar neuro ou otorrino,alguempode me dar a dica? ja faz uns 6 dias que to assim to muito assustado.se puderem mande para o meu email will_wfl@hotmail.com temho 20 anos tambem gostaria muito de voltar ao normal acho que deve ter cura por favor se alguem puder entre em contato comigo.obrigado.

Unknown disse...

Passou 13 anos, a internet nos surpreende, meu comentário ainda está aqui, no final tive 2 paralisias faciais, e fiquei 100% curado de todas, em 2009 tive e tive outra leve em 2010, percebi que o fato de estar saindo e entrando do carro com ar-condicionado pode ter auxiliado essa pré disposição, falo de forma empírica, eu apenas observei isso, pode até não ser, mas no final deu tudo certo graças a Deus, hoje aos 34 anos, vejo que a vida é bem interessante, e mudamos muito, acredito que o que importa ao final é viver e amar quem ama você, tudo é vaidade.

Abraço a todos.