Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007


CHUPETA
USAR OU NÃO USAR: EIS A QUESTÃO
!A chupeta é parte integrante do enxoval do bebê, que além de sua funcionalidade em acalmar a criança também é atrativa aos pais devido às diversas cores, formas e desenhos existentes no mercado.
Algumas perguntas são freqüentes em consultório fonoaudiológico sobre a chupeta:


“Posso dar a chupeta ao meu bebê nos primeiros meses de vida?”É importante dizer que o bebê já nasce com o impulso de sugar. Essa sucção servirá para que ele possa se alimentar (amamentação) e também como a primeira forma de satisfação psicoemocional (sensação de prazer).
A chupeta pode sim ser usada, mas sempre com moderação. Seu uso deve ser apenas como forma de estimular e exercitar a musculatura da face do bebê, sempre com ajuda dos pais, evitando utilizá-la como um apoio emocional.

“Meu bebê chora muito e só acalma quando lhe dou a chupeta”.
Isso é comum em crianças de 0 a 6 meses, porém, os pais devem ficar atentos em não satisfazer os desconfortos da criança através do uso da chupeta. Lembram que sugar também é uma forma de prazer para o bebê, assim, em vez de oferecer a chupeta, pode ser dado o peito. Isso auxilia muito a criança a não abandonar a amamentação por causa da chupeta.

“Como devo deixar meu filho usar a chupeta”.
Os pais devem se preocupar com a freqüência, intensidade e duração do uso. Desta forma, o uso da chupeta deve ser o menor possível, pois, o uso prolongado determinará a instalação do hábito inadequado, causando vários transtornos ao desenvolvimento muscular e afetivo da criança.

“Meu filho pode usar a chupeta apenas para dormir”.
Não é recomendado que a criança durma o tempo todo com a chupeta na boca, porque é muito importante para o desenvolvimento da musculatura da face que a criança mantenha a boca sempre fechada enquanto dorme, para favorecer a respiração pelo nariz.


“É mais grave meu filho sugar a chupeta ou o dedo”.É mais preocupante para o bom desenvolvimento muscular e funcional (mastigação, deglutição, respiração e fala) que a criança sugue o dedo. A sucção digital (dedo), além de ser um hábito muito difícil para retirar na criança, sua freqüência, intensidade e duração no uso é maior, pois, o acesso ao dedo é feito pela própria criança, o dedo é parte do corpo dela sempre estará a seu alcance.
“Que tipo de chupeta provoca menos danos ao desenvolvimento muscular do meu filho”.
A chupeta deve possuir características anatômicas e funcionais importantes como:
- o bico deve ser compatível com o tamanho da boca e idade da criança;
- a direção do bico deve estar inclinada para cima em relação ao apoio dos lábios;
- para recém-nascidos pode ser de látex ou de silicone;
- para bebês de baixo peso ou prematuros, o bico deve ser especial, com tamanho do bico menor;
- o disco ou apoio deve ser de plástico firme e maior que a boca da criança;
- o formato do apoio de plástico deve ser parecido com um grão de feijão, evitando que possa ocorrer qualquer alteração no desenvolvimento da musculatura na base do nariz;
- o apoio de plástico deve ter no mínimo dois furos de ventilação um de cada lado;
- indica-se as chupetas que possuem argolas no apoio de plástico;
- não deve ser amarrada ou pendurada ao redor do pescoço da criança, pois, ela pode sufocar por qualquer descuido, além de estimular o hábito pelo fácil acesso;


“O que posso fazer para diminuir o interesse do meu bebê pela chupeta”.Quando o bebê chorar em vez de lhe fornecer a chupeta rapidamente, os pais devem apenas pegar a criança e passar a chupeta ao redor dos lábios do bebê provocando a vontade de sugar. Coloque a chupeta na boca da criança, mas não a solte, aproveite enquanto ele suga para segurar a chupeta e puxá-la com movimentos leves como se tentasse retirá-la da boca. Desta forma você estará estimulando a sucção e trabalhando a musculatura facial do bebê. Faça esta atividade até a criança se cansar, desta forma em breve o hábito estará eliminado.
A chupeta deve ser usada apenas para complementar a sucção na fase em que o bebê necessita desse exercício funcional, favorecendo o crescimento e desenvolvimento dos arcos dentários e da musculatura facial. Os pais devem ficar atentos para que durante a fase de amamentação o uso da chupeta seja o menor possível para que a criança não seja estimulada a largar o peito.
Qualquer dúvida leve seu bebê ou seu filho à uma Fonoaudióloga para que possa receber orientações adequadas quanto ao uso da chupeta!
Paula Brito

Nenhum comentário: