Saiba o que a Fonoaudiologia e a Acupuntura podem fazer por você!

domingo, 16 de setembro de 2007

Roncopatias e Apnéia Obstrutiva do Sono
Sob uma visão da Fonoaudiologia.


Atualmente os distúrbios do sono vem sendo cada vez mais pesquisados e discutidos na classe científica. Isto deve-se aos problemas ocasionados e identificados nas atividades de vida diária de indivíduos portadores de tais distúrbios.
Um destes distúrbios bastante comuns na sociedade é o ronco, onde causa grande transtorno para as pessoas que vivem com o indivíduo roncador. Estima-se que 40% dos homens adultos roncam e que isto ocorra em 30% das mulheres após a menopausa.
O ronco é um barulho produzido a partir da vibração de estruturas musculares na garganta que encontram-se flácidas e relaxadas. Adenóides, amigdalas, sinusites, rinites alérgicas, desvios de septos nasais e flacidez da musculatura de língua, faringe e laringe podem favorecer o aparecimento do ronco por ocasionar uma obstrução parcial das vias respiratórias.


Ronco : decorre da vibração de estruturas flácidas como língua , palato mole e úvula.
Roncar não é normal! É importante compreender que o ronco é um sinal de que uma obstrução respiratória parcial está ocorrendo e que com o tempo pode evoluir para um distúrbio grave do sono, conhecido como Apnéia Obstrutiva do Sono.
Ao contrário do Ronco, a Apnéia causa ao portador diversos transtornos e dificuldades que podem decorrer diferentemente em episódios noturnos e diurnos:
Alterações noturnas:
§ Sono agitado;
§ Pesadelos;
§ Engasgos noturnos;
§ Falta de ar;
§ Aumento na produção de urina noturna ( nuctúria);
§ Sudorese;
§ Refluxo Gastroesofágioco.

Alterações diurnas:§ Cefaléia Matinal;
§ Sonolência Excessiva;
§ Dificuldade de concentração;
§ Memória deficiente;
§ Irritabilidade, impaciência, ansiedade;
§ Impotência sexual;
§ Depressão.

A Apnéia Obstrutiva do Sono caracteriza-se por haver uma obstrução total à passagem do ar durante o sono estando diretamente relacionada às condições musculares de estruturas localizadas na garganta.
É através da Polissonografia que a apnéia do sono pode ser diagnosticada. A Polissonografia é um exame realizado por Médico Neurologistas, onde ocorre a monitorização de sinais fisiológicos do paciente.
A Polissonografia é composta dos seguintes exames: Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Eletromiograma, Oximetria ( quantidade de O2 no sangue), Capnografia ( quantidade de CO2 no sangue), Eletrooculograma e Fluxograma Respiratório ( fluxo de ar inspirado e expirado). Outros exames podem ser solicitados por médicos ou dentistas como a Telerradiografias da face, Ressonância Magnética, Nasofibrolaringoscopia.
Observa-se na maioria dos casos uma flacidez excessiva de base de língua, estando esta com o posicionamento muito elevado na região posterior favorecendo o colabamento da língua na parede da orofaringe enquanto o indivíduo dorme.

Apnéia Obstrutiva do Sono: musculatura de língua flácida com o dorso elevado, palato mole e úvula alongada, colabam com a parede da orofaringe e impede a passagem de ar.

É importante que o diagnóstico da Apnéia seja identificado para que em seguida possa ser planejado as formas de tratamento. Atualmente devido ao aumento de casos de Apnéia Obstrutiva do Sono a classe científica vem descobrindo e aprimorando técnicas de tratamentos, entre elas temos:
§ Uvulopalatoplastia;
§ Uso de aparelho intraoral;
§ Uso do CPAP;
§ Cirurgia de avanço mandibular;
§ Radiofreqüência

Aparelho CPAP Aparelhos Intrabucais
Fotos extraídas:
http://www.klearway.com/
Fonte: Instituto do Sono de Campinas – www.sorrisosaudavel.com.br
Todas estas técnicas tem como objetivo principal aumentar o espaço aéreo para que o fluxo respiratório possa ser mantido durante o sono.
A Fonoaudiologia vem ao encontro destas técnicas na expectativa de complementar o tratamento, proporcionando ao paciente apnéico um ganho no tônus muscular de língua, palato mole, úvula e musculatura laríngea e faríngea através de exercícios respiratórios, isométricos e isotônicos e consciência miopostural.
A atuação da Fonoaudiologia em conjunto com a técnica do Uso do Aparelho Intra Oral, CPAP e Cirurgia do Avanço Mandibular, ficará responsável pela adequação de tônus e posicionamento da musculatura de língua, palato mole, úvula e musculatura de laringe e faringe. Esta adequação favorecerá ao melhor posicionamento destas estruturas durante o sono impedindo que ocorra o colabamento de base de língua e úvula com a parede da orofaringe tornando a passagem de ar possível e livre.
Após uma avaliação miofuncional criteriosa observa-se comumente nos pacientes com Apnéia Obstrutiva do Sono as seguintes alterações musculares e funcionais:
§ Base de língua alargada e elevada;
§ Reflexo de vômito anteriorizado;
§ Musculatura sub lingual flácida e com pouca força de sustentação;
§ Palato mole extenso e com mobilidade reduzida;
§ Úvula palatina alongada;
§ Dificuldade em visualizar úvula;
§ Lateralização mastigatória deficiente;
§ Deglutição com anteriorização de cabeça;
O trabalho fonoaudiológico visa inicialmente conscientizar o paciente sobre sua estrutura muscular e postural. Em seguida dá-se início aos exercícios que devem ocorrer freqüentemente a fim de adequar o tônus muscular para que durante o sono o ar possa circular livremente na região da garganta.
É importante que o Fonoaudiólogo tenha conhecimento fisiológico e muscular suficiente para que possa traçar seu planejamento e atuação de acordo com o caso avaliado. Muitas vezes apenas exercícios e uso de aparelhos não são suficientes para tratar as apneías. Há casos de pacientes obesos nos quais o Fonoaudiólogo atua apenas na conscientização e adequação postural da língua, visto que o aumento de gordura na região de pescoço e garganta favorecerá a limitação do espaço aéreo, podendo causar obstrução à passagem de ar.
Pacientes com o hábito de ingerirem álcool deverão ser orientados quanto aos malefícios que esta ingestão causa à musculatura que já encontra-se enfraquecida e flácida. Nestes casos o Fonoaudiólogo também atuará sobre o melhor posicionamento de língua e conscientização do problema. Com paciente já conscientizado inicia-se o tratamento fonoaudiológico.
Vale lembrar que a musculatura necessita de trabalho freqüente e que cada músculo tem sua função. O Fonoaudiólogo é o profissional capacitado a atuar diretamente com a estrutura muscular crânio-facial e como tal, pode oferecer aos pacientes apnéicos grandes possibilidades de melhora na qualidade do sono e de vida.
Independente de qual for a atuação da classe Médica ou Odontológica sobre o paciente portador de Apeia Obstrutiva do Sono, é válido que uma Avaliação Fonoaudiológica faça parte do programa de tratamento para que seja considerada a estrutura muscular e funcional e imediatamente a atuação possa complementar o trabalho interdisciplinar e oferecer maiores benefícios ao paciente.

Bibliografia:
LEMES L., ANTONIO H. Viver sem Roncos – Como evitar os Distúrbios Respiratórios do sono e as Doenças que Eles Provocam. Ed. Revinter , 2005 São Paulo

PINTO J.A. Ronco e Apnéia do Sono – Ed. Revinter, 2000 São Paulo

Internet:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?391
http://www.kenyafelicissimo.com.br/
http://www.sorrisosaudavel.com.br/
http://www.santalucia.com.br/otorrino/ronco-p.htm

Nenhum comentário: